Como plantar Lavanda

Aromática carregada de amor e ternura, perfuma nossas vidas, equilibra nossas mentes e cuida carinhosamente dos nossos bebês. É um afago daqueles que deixa a gente tranquilo.

Conhecida pelo seu aroma, a Lavandula, popularmente chamada de lavanda ou alfazema, nos traz benefícios que vão muito além do olfato. Essa erva aromática é uma poderosa planta medicinal que age contra diversos males que atingem nossos corpos e mentes.

Planta da família Lamiaceae, suas espécies mais cultivadas são a Lavandula angustifolia, L. officinalis, ambas conhecidas como lavanda inglesa, L. intermedia, conhecida como lavanda francesa e L. stoechas também chamada de lavanda espanhola. 

A espécie que cultivamos é a Lavandula angustifolia, também chamada de lavanda comum, lavanda verdadeira, alfazema ou lavanda inglesa, é uma planta nada exigente com relação ao solo, não precisa de rega diária e vai melhor sob sol pleno. Aqui há mudas espalhadas por todo o quintal e por enquanto uma única planta grande que floresce continuamente. Ela atinge cerca de 40 cm de altura e forma uma pequena touceira. Seu cultivo também é possível em vasos. 

Seu principal uso dá-se através de seu óleo essencial. Na Aromaterapia destaca-se como uma das principais essências para ajudar o ser humano a manter o equilíbrio, além de ser a planta mais estudada nesta área. 

Seus efeitos harmonizadores também podem ser obtidos através de chá por infusão, banhos (com óleo essencial ou com a erva fresca ou seca), incensos naturais e somente pelo próprio cultivo, principalmente em vasos dentro de casa.

Como plantar lavanda

Vamos partir de uma muda feita por estaquia, ou seja, um galho retirado da nossa planta maior. Escolho um galho fortinho e o retiro rasgando na sua base 

O ideal é deixá-lo na água de três a cinco dias para que as raízes comecem a se desenvolver. Esse processo acelera o desenvolvimento da planta, mas caso seja preferível, pode-se plantar imediatamente após a poda. Ela demora um pouquinho mais para começar a crescer, mas também funciona. 

Escolha um vaso do tamanho da sua preferência. A lavanda cresce conforme o espaço que você disponibiliza para ela. Quando plantada direto no solo, com espaço livre, ela chega a ser um arbusto com cerca de meio metro de altura e o dobro de largura. Já nos casos das plantas cultivadas em vasos é fundamental realizar podas de forma a mantê-las proporcionais ao seu espaço, para que se mantenham saudáveis.

Depois de escolhido o vaso, coloque um caco de telha ou argila expandida no seu fundo para ajudar a drenar. Em seguida preencha o vaso com terra adubada até a borda, faça um buraco com a espessura de um dedo e de profundidade suficiente para enterrar a raiz e parte do galho até o início da folhagem. Aperte a terra rente ao galho para firmar e depois acrescente um pouquinho mais de terra para que o solo fique fofo por cima. Regue e coloque o vaso num local de alta luminosidade ou de preferência com a maior quantidade de luz solar direta possível. Quanto mais sol melhor ela se desenvolve. A lavanda não precisa de rega constante, podendo ficar com a superfície da terra ligeiramente seca para receber água. 

Texto: Anne Rocha

Foto: Anne Rocha













Comentários

Postagens mais visitadas