Lasanha de espinafre ao molho branco com especiarias
Com alguns dias de chuva nossos espinafres ficaram fartos na horta, o que me inspirou a fazer uma receita de lasanha bem especial para aproveitar todo o potencial de gostosura desse verdinho que é dos meus preferidos.
Aprenda essa receita completa, suculenta e saborosíssima e conheça um pouco mais sobre os benefícios de se cultivar e comer espinafre.
Massa fresca
Meio quilo de farinha de trigo peneirada
3 ovos grandes
Uma pitada de sal
Uma pitada de cúrcuma
Escolha uma superfície lisa onde se consiga trabalhar a massa. Despeje a farinha formando um círculo, afaste a farinha do centro para as bordas formando um buraco no meio, coloque os ovos nesse buraco, polvilhe o sal e o cúrcuma por todo o conteúdo.
Agora misture com a ponta dos dedos trazendo a farinha para dentro do buraco e incorporando aos ovos aos poucos. Ao obter uma massa um pouco grudenta passe a trabalhá-la energicamente sobre a mesa sempre polvilhando farinha até que ela fique mais firme e seca. Dívida a massa em duas bolas e deixe descansar por 30 minutos.
Dívida cada bola em duas. Pegue uma dessas partes e abra com o rolo de macarrão. Corte de forma que caiba no seu cilindro e vá passando até obter uma massa fininha como desejar, corte-a no formato desejado. Pode-se também dividir em partes menores e esticar com o rolo, lembrando que é importante deixar a massa bem fininha, pois depois de cozida ela engrossa um pouco.
Recheio de espinafre Dois dentes de alho
Sal
Uma colher de sopa de óleo de girassol
Um maço grande de espinafre
Com a ajuda de um pilão, soque o alho junto com o sal formando uma pastinha de tempero bem conhecida entre as vovós e mamães por aí. Coloque o óleo numa frigideira ou panela no fogo e doure o tempero, em seguida acrescente o espinafre picadinho e refogue até que fique murcho. Reserve.
Molho branco com especiarias
Uma caixinha de creme de leite
Duas colheres de sopa de farinha de trigo peneirada
Um copo americano de leite
Alho socado com sal (o mesmo que usamos no espinafre)
Uma cebola pequena picadinha
Noz moscada
Canela em pó
Pimenta do reino
Uma colher de sopa de manteiga
Leve ao fogo uma panela com a manteiga, assim que derreter acrescente o tempero de alho e sal e mexa espalhando bem, acrescente a cebola picadinha e deixe fritar até que fique transparente. Misture as colheres de farinha no copo de leite até dissolver bem. Acrescente a mistura na panela e mexa até engrossar, acrescente então o creme de leite e misture bem. Numa xicarazinha misture uma pitada de noz moscada, canela e pimenta do reino, lembrando que o sabor da canela é bem marcante então costumo usar um pouco menos que as outras especiarias, acrescente ao molho, deixe ferver um pouco enquanto mexe, desligue o fogo e reserve.
Agora finalmente vamos montar nossa lasanha
500g de queijo muçarela
Todos os preparados acima
Num refratário faça camadas de molho, massa, recheio e queijo, nessa ordem até alcançar sua altura finalizando com queijo e rodelinhas de tomatinho cereja.
Asse em forno pré-aquecido em 250 graus por cerca de 30 minutos.
Bom apetite!
Eu particularmente não preciso de outras razões para comer espinafre além do seu sabor maravilhoso. Mas fico muito satisfeita em poder dizer que seus benefícios vão muito além do sabor.
O espinafre possui ação antioxidante, o que ajuda a garantir o bom funcionamento do cérebro. Possui ainda doses elevadas de vitaminas A e C que são fundamentais para o nosso organismo, além de ferro e cálcio, ajudando portanto, a prevenir e até combater doenças como a anemia. Há estudos sendo realizados a cerca de sua eficácia no combate de alguns tipos de câncer como o de próstata, no qual os testes realizados até então mostram resultados muito positivos.
O espinafre se espalha facilmente, podendo ser plantado até mesmo sob a sombra de árvores. Seu crescimento é rápido e constante, o que permite uma poda contínua e garante abundância na mesa.
Texto: Anne Rocha Fotos: Anne Rocha/Gabriel Kiam Agradecimentos: Alahyde Vieira, Gabriel Kiam e Lis Kiam |
Comentários
Postar um comentário