Tomilho - Cultura, Cultivo e Culinária
Tomilho, do grego Thymus, significa coragem e foi símbolo também de vigor para os guerreiros da Grécia e Roma antigas, sendo usado em banhos, nas vestes e em defumações de ambientes.
Uma erva aromática encantada, cujo cultivo ou apenas o uso na culinária ou na medicina proporcionam uma série incontável de benefícios para o corpo, mente e espírito.
Suas principais substâncias carregam propriedades capazes de combater inúmeras doenças. É possível encontrar websites que conseguiram listar até cinquenta benefícios do uso do tomilho, em sua maioria apontando embasamento científico através de estudos e testes. Dentre seus benefícios está a capacidade de reduzir a pressão arterial, níveis de colesterol e triglicérides, combater alguns tipos de células cancerígenas encontradas no câncer de cólon e estimular o humor, pois aumenta a produção de dopamina e serotonina.
O tomilho traz graça para a horta ou jardim e da um sabor especial a praticamente qualquer prato. É uma planta gostosa de cultivar. Vai bem em vasos, floreiras, bordas de caminho ou no meio da horta. Forma um pequeno arbusto de 15 cm a 30 cm de altura e pelo menos o dobro de largura. Podemos plantar usando sementes, através de divisão de touceiras ou por estaquia. Aqui em casa sempre pegamos uma muda com raiz, ou seja, divisão de touceiras. Temos quatro mini arbustos, um na floreira de palete, um bem no meio da horta da minha mãe e dois no meu jardim de aromáticas.
São inúmeras as receitas em que usamos o tomilho. Eu gosto em praticamente tudo, mas costumo usar com mais frequência em pratos especiais que ganham um brilho fundamental para garantir sua riqueza.
Nessa receita o sabor do tomilho é bem presente, diferente de quando apenas finalizamos um prato com tomilho fresco, onde seu sabor pode não aparecer em toda a refeição. Uma receita simples e que pode compor uma série de pratos deliciosos.
Molho de tomates e ervas
by Gabriel Kiam
O tomilho floresce no verão, mas ganhamos umas florzinhas agora na primavera. Essas pequeninas florzinhas são das preferidas das abelhas, sendo de grande importância cultiva-las para o equilíbrio do nosso ecossistema.
Nessa receita o sabor do tomilho é bem presente, diferente de quando apenas finalizamos um prato com tomilho fresco, onde seu sabor pode não aparecer em toda a refeição. Uma receita simples e que pode compor uma série de pratos deliciosos.
Molho de tomates e ervas
by Gabriel Kiam
Ingredientes
800 g de tomates
1 cenoura média
1/2 cebola
2 dentes de alho
1 batata pequena
Noz moscada
Pimenta do reino
Sal
1 galho de manjericão
1 galho de tomilho
Bata todos os ingredientes com exceção das ervas até que vire um suco. Coloque para cozinhar em fogo baixo, acrescente as ervas depois de 45 minutos e deixe apurar por mais 35 minutos até que fique com a consistência de molho. Sirva com o que preferir ou utilize como base para molhos mais completos e outros pratos.
Espaguete a bolonhesa com molho de tomates e ervas colhidos na nossa horta
Bom apetite!
Texto: Anne Rocha
Fotos: Anne Rocha / Gabriel Kiam
Agradecimentos: Alahyde Vieira e Lis Kiam
Comentários
Postar um comentário